Minimalismo: o que é e como adotá-lo na sua vida

Minimalismo é um estilo de vida que tem como objetivo combater o consumo exagerado, muito prejudicial ao nosso planeta. Este modo de encarar o consumo se popularizou após ser adotado por pessoas influentes e também registrados e exibidos em filmes documentais..

Vamos entender melhor como funciona o minimalismo e como adotá-lo em sua vida?

As vantagens de adotar o minimalismo

Diariamente, nós somos bombardeados com a ideia de que felicidade e consumo são sinônimos. Isso, entretanto, tem sérias consequências, sejam elas ambientais (degradação do meio ambiente) ou pessoais (dívidas).

O minimalismo, entretanto, vai na contra-mão desse modelo. Vamos conferir as principais vantagens:

  • Economia: consumindo menos, você também economiza dinheiro. Mais do que isso: ao pensar na necessidade de cada compra, você também dá maior valor ao seu dinheiro e consome de uma forma mais consciente.
  • Mais liberdade: você deixa de viver preso à lógica do consumo e passa a entender melhor o que te faz bem e o que é realmente necessário.
  • Aumento da produtividade: quanto mais coisas a gente tem, mais elementos existirão para ocupar o seu tempo. Com mais tempo livre, você produz mais e abre espaço até para a criatividade aflorar.
  • Melhor organização: com menos objetos e coisas ao seu redor, a organização se torna extremamente simplificada.
  • Mais tempo livre: como pode perceber, liberdade é a palavra-chave do minimalismo. O tempo livre não precisa ser usado apenas para produzir mais, mas também para relaxar mais. Como passar mais tempo com quem se ama ou exercendo um hobby, por exemplo.

Como adotar o minimalismo em sua vida?

Você quer adotar o minimalismo em sua vida, mas não sabe por onde começar? Então nós ajudaremos a colocá-lo em prática. Vale lembrar que você não precisa inserir essa filosofia de vida em cada aspecto da sua vida. Entretanto, todos conseguem tirar algum proveito de elementos do minimalismo. Não é preciso ser radical para que o minimalismo contribua com o seu dia a dia.

Confira algumas dicas:

Dica 1: A ideia de que adeptos do minimalismo não possuem nada é um mito!

Não pense que alguém que adote a filosofia minimalista precise se desfazer de todas as coisas. Não é disse que o minimalismo se trata, mas sim de ter apenas o que é necessário.

Dica 2 – Pergunte-se quais de seus objetos são necessários

A grande questão do minimalismo é a aversão ao acúmulo de objetos. Por isso, pergunte-se quais de seus objetos são necessários na sua casa, e quais estão apenas ocupando espaço.

Dica 3 – Adote o minimalismo aos poucos

Um passo de cada vez. Não é preciso uma mudança repentina. Comece analisando o que mais te incomoda, e vá realizando transformações conforme você se sinta disposto.

Dica 4 – Doe

Grande parte dos objetos que você vai se desfazer não precisa ir para o lixo! O fato de não ser necessário para você não torna o objeto inútil. Ele pode ajudar ou servir para outras pessoas. Doando você também contribui para a diminuição de materiais que vão parar em depósitos de lixo.

Dica 5 – Não desista!

Inserir novos hábitos na vida não é algo simples. Mas, aos poucos, entre erros e acertos, você vai ver o quanto o minimalismo tem o poder de simplificar a sua vida. Por isso, não desista!