Inverno: como economizar energia nessa época do ano

A crise hídrica vivida atualmente no Brasil e que se repete de tempos em tempos, especialmente durante o inverno, está ligada diretamente ao aumento nas tarifas de energia. Isso porque uma porcentagem significativa da geração de energia elétrica do país depende de usinas hidroelétricas, que, por sua vez, dependem de água.

Por conta desse cenário, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) passou a bandeira tarifária da cor amarela para a vermelha. Na prática, isso tornou a conta que chega na casa dos brasileiros ainda mais cara. Especialmente se tratando de um momento de pandemia, em que a economia está frágil e milhões de brasileiros sem emprego.

Para piorar, é justamente no inverno que o consumo de energia elétrica acaba aumentando consideravelmente. Afinal, a nossa tendência é que, com as temperaturas mais baixas, o uso de equipamentos que minimizem o calor, como aquecedores e chuveiros elétricos, aumente bastante. Afinal, esses equipamentos nos garantem mais conforto durante o inverno. Mas diante do cenário atual, com o combo estiagem e aumento das tarifas, é preciso ficar de olho no consumo de energia e se esforçar para reduzi-lo o máximo possível.

Por que aquecedores e chuveiros elétricos são os vilões da sua conta no inverno?

Uma coisa é certa: os grandes vilões das contas de luz do brasileiro durante o inverno são os aquecedores e os chuveiros elétricos. Isso acontece porque esses são equipamentos de alta potência. Ambos, sozinhos, podem representar mais de um terço do consumo de energia de sua residência durante essas épocas mais frias.

Para ajudá-lo a reduzir esse problema, separamos algumas dicas simples de como é possível reduzir o consumo e, consequentemente, fazer com que sobre um dinheiro a mais no seu bolso no final do mês.

1 – Reduza o tempo que você fica no banho 

Primeiramente, não há como negar que é difícil sair rapidamente no banho nos dias frios. Entretanto, se você quer economizar energia durante o inverno, a recomendação é ficar o mínimo possível embaixo do chuveiro. 

Se, por exemplo, todos os integrantes de uma família de 4 pessoas tomam, diariamente, um banho de 15 minutos por dia, isso equivale ao consumo de energia de mais de 400 lâmpadas LED ligadas por 1 hora. Transformando em valores, isso significa cerca de R$ 100 a mais na conta do final do mês. 

Outra opção é utilizar o chuveiro elétrico na posição morno ou verão. Com isso, você poderá economizar cerca de 30%.

2 – Reduza o uso dos aquecedores

Aparelho mais comum no sul do Brasil, onde as temperaturas durante o inverno são ainda mais baixas, os aquecedores podem corresponder a grande parte do consumo de eletricidade em uma residência. A dica aqui é evitar deixar o aquecedor ligado por longos períodos e utilizá-lo apenas quando estiver no ambiente.

Se sair de casa, desligue o aparelho.

3 – Aproveite mais a iluminação natural

Abrir janelas e cortinas durante o dia vai permitir que a luz natural entre em sua casa. Dessa forma, a necessidade de lâmpadas ligadas vai diminuir. Para paredes e tetos, dê preferência às cores claras, que refletem melhor a luminosidade.

Além disso, lâmpadas fluorescentes ou LEDs consomem menos energia e vão ajudá-lo a economizar não apenas no inverno, mas durante todo o ano.

4 – Desligue os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos se não estiver usando

Não deixe a TV ligada sem que haja alguém assistindo. O mesmo vale para computadores, rádios e qualquer outro aparelho eletrônico.

Além deles, os eletrodomésticos também conseguem energia excessiva, Muitos deles, mesmo quando desligados, gastam energia quando estão no modo stand-by e, consequentemente, consomem energia. Por isso, a dica é desligá-los ou tirá-los da tomada quando não estão sendo usados.

5 – Reduza a frequência com que lava roupas

A dica aqui é reduzir a frequência com que você usa a máquina de lavar, de modo a sempre utilizar a capacidade máxima do equipamento. Fique atento quanto à quantidade de sabão, evitando repetir a operação de enxágue. Preferencialmente, não utilize água aquecida.

6 – Não abra a geladeira sem saber o que vai procurar

O ideal é que você faça uma lista dos itens que estão dentro de sua geladeira e a coloque do lado externo do aparelho. Assim, você já sabe o que há lá dentro e evita abrir a porta desnecessariamente.

Verifique também se a borracha de vedação da porta está cumprindo sua função e nunca utilize a parte traseira do equipamento para secar roupas ou sapatos;

7 – Opte pela compra de aparelhos com baixo consumo de energia

Quando for comprar um aparelho, procure, por exemplo, pelos que têm selo do Procel (no caso de nacionais), preferencialmente com alta eficiência energética. Seja no inverno ou em outras estações do ano, você sentirá no bolso a diferença.

8 – Abuse da energia solar

Além de ser uma fonte limpa e renovável, a energia solar pode garantir uma redução significativa na conta de luz e aumentar a autonomia da residência.

O investimento inicial muitas vezes é um obstáculo para a instalação de um sistema solar, mas, segundo especialistas, o valor é recuperado em até quatro anos e os painéis têm uma vida útil de cerca de 30 anos, com baixa necessidade de manutenção.

Existem no mercado opções de financiamento especiais para quem optar em investir nestes sistemas. Talvez seja uma ótima opção para você, ainda mais no inverno, época em que a redução do consumo se faz mais necessária.