Qual a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente?

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste último sábado (5), é realizado todos os anos nessa mesma data. Esse dia é um convite para que governos e empresas repensem os problemas ambientais e se conscientizem a respeito da importância da preservação dos recursos naturais.

Cidades, governos e empresas no mundo todo fizeram discussões a respeito do tema ambiental com o objetivo de conscientizar a população a respeito da finitude de nossos recursos naturais.

A Origem do Dia Mundial do Meio Ambiente

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente no ano de 1972. A escolha da data ocorreu durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano daquele ano, com sede na cidade sueca de Estocolmo.

A conferência, realizada no dia 5 de junho, foi o motivo que transformou essa data no Dia Mundial do Meio Ambiente. Nesse encontro, países do mundo todo iniciaram um esforço global para mudar a forma de ver e tratar as questões ambientais. Além disso, estabeleceram princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta. Desde então, o mundo tem discutido e enfrentado pautas e desafios ambientais de forma mais coesa, e ainda seguem em processo de melhorias.

Por que o Dia Mundial do Meio Ambiente é importante?

Há cada vez mais uma preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. Um dos grandes motivadores dessa tomada de consciência a respeito do assunto foi a criação do Dia Mundial do Meio Ambiente. Isso ocorreu não apenas por ser um dia do ano dedicado ao debate. A criação dessa data foi um importância símbolo dessa mudança de pensamento por parte da ONU e, consequentemente, de governos e populações.

Apesar desse grande avanço, os problemas ambientais a serem enfrentados pelo mundo têm se acentuado. Se nada for feito de forma mais incisiva, o modo como vivemos atualmente comprometerá, inclusive, nossa sobrevivência. Isso porque o consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade altera drasticamente todo o nosso ecossistema.

Os principais problemas ambientais enfrentados nos dias de hoje

Há vários problemas que afetam o meio ambiente. Dentre eles, podemos destacar o descarte inadequado de lixo, a baixa taxa de coleta seletiva e de projetos de reciclagem. Além disso, o consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo também são motivos de preocupação.

Esses problemas e tantos outros na área ambiental poderiam ser evitados se os governantes e a população se conscientizassem da importância do uso correto e moderado desses recursos, que são finitos, disponíveis na natureza.

Em razão da importância da conscientização e da dimensão do impacto gerado pelo homem, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que merece bastante destaque no calendário mundial.

Apesar disso, temos que fazer muito mais do que apenas plantar uma árvore ou separar o lixo nesse dia. O grande objetivo do Dia Mundial do Meio Ambiental é inserir no dia a dia de toda a população e das empresas ações que minimizem seus impactos na natureza. Além disso, mostra que é necessário realizar campanhas de grande impacto e que mostrem a necessidade de mudanças imediatas nos nossos hábitos de vida diários.

Apesar de muitos acreditarem que a mudança deve acontecer em escala mundial e que apenas uma pessoa não consegue mudar o mundo, é fundamental que cada um faça a sua parte e que toda a sociedade reivindique o cumprimento das leis ambientais. Todos devemos assumir uma postura de responsabilidade ambiental, pois só assim conseguiremos mudar o quadro atual.

Presente e futuro

Vale lembrar que os cuidados com o meio ambiente não são uma preocupação apenas para o futuro. A preservação dos recursos, da fauna e da flora são também uma preocupação para o nosso presente.

O Dia Mundial do Meio Ambiente objetiva preservar a natureza e, assim, melhorar diretamente a qualidade de vida da população. Isso porque, especialmente nos grandes centros urbanos, a integração entre o ambiente e as pessoas é fundamental para que a vida de todos tenha mais qualidade.