Mudas de árvores: espécies ideais para calçadas

O plantio de mudas de árvores em calçadas de áreas urbanas é extremamente necessário. Os motivos são vários: uma região arborizada possui temperaturas mais amenas, maior isolamento acústico, ar menos poluído, é mais bonita e os bairros são mais valorizados.

Apesar de todas essas inúmeras vantagens, a escolha errada da espécie pode trazer alguns prejuízos também. O mais comum deles é a destruição das calçadas e ruas pelas raízes das árvores, por exemplo. Outro fator que pode ocorrer é a escolha de uma muda de árvore que, com o tempo, cresça mais do que o planejado e atinja a rede elétrica da vizinhança, além de tubulações de água e esgoto.

Qual o primeiro passo para plantar mudas de árvores em calçadas?

O primeiro passo depende muito de quem você é – pessoa física ou jurídica – e também da escala que você necessita.

Se você é uma pessoa que deseja plantar uma árvore na sua calçada, você procura realizar o plantio em uma escala bastante pequena. Nesse caso, portanto, o ideal é procurar a prefeitura ou Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Isso porque muitas cidades têm um plano de arborização urbana e, neste plano, estão indicadas as espécies permitidas. 

Por outro lado, se você é uma pessoa jurídica e que busca arborizar uma região inteira – seja uma área empresarial ou residencial -, significa que o seu objetivo necessita de uma escala maior. Nesse caso, o mais indicado é mesmo procurar uma empresa como a Green, especializada no plantio de mudas de árvores nativas. Nós elaboramos e orientamos projetos de arborização urbana e também comercializamos mudas de árvores nativas.

Quais espécies de mudas de árvores são as mais indicadas?

Para justamente evitar problemas e ter todas as vantagens que só uma região arborizada pode proporcionar, nós vamos dar dicas de espécies de mudas de árvores ideais para serem plantadas em calçadas. Então continue acompanhando.

Ipê

Comuns não apenas na região Centro-Oeste, como também na Sudeste e Sul, é conhecido por sua beleza, cores intensas, flores exuberantes e resistência. Sua madeira é nobre e, por isso, utilizada para a construção de móveis, instrumentos musicais, pontes, escadas, entre outras diversas finalidades.

Uma das grandes vantagens do plantio dessa espécie em calçadas e áreas urbanas é a sua baixa necessidade de manutenção. Entretanto, por poder chegar a 35 metros de altura, é indicada para calçadas sem fiação elétrica.

Manacá da Serra

É uma das poucas espécies que apresenta mudança de cor nas flores: elas nascem brancas, ficam rosadas e morrem roxas. Devido a essa característica tão inusitada, ela é um dos tipos de árvores nativas mais utilizadas em projetos de paisagismo. É muito utilizada em calçadas, já que possui raízes pouco agressivas. Sua altura pode chegar a 12 metros.

Quaresmeira

A Quaresmeira também recebe o nome de quaresma, flor-de-quaresma e cuipuna. Atinge entre 8 e 12 metros de altura, e possui caule reto, com galhos longos e ramificados. Recebeu esse nome por florescer na época da quaresma (período que vai da Quarta-Feira de Cinzas ao domingo de Páscoa), embora também dê flores em outras épocas do ano. Suas flores são abundantes e duradouras, por isso é ideal para ornamentar jardins, parques e calçadas, dando mais vida à região.

As suas cores podem variar do rosado ao roxo. Suas pétalas mudam de cor: quando desabrocham são mais claras e vão escurecendo com o tempo.

Jaboticabeira

Chega a medir 5 metros de diâmetro e é a árvore onde nasce a fruta jabuticaba. Você pode cultivar a jabuticabeira em jardins, quintais, pomares e calçadas, ou em espaços menores, como, por exemplo, em vasos. Ela é extremamente adaptável. É capaz de se desenvolver tanto em regiões de temperatura mais baixa, como no Sul, quanto em regiões onde a temperatura média anual passa dos 30ºC, como no Norte e Nordeste. 

É possível plantar diversas outras espécies de mudas de árvores em calçadas. Se a sua empresa precisa elaborar um projeto ou mesmo adquirir mudas, entre em contato com a gente.