Mudas de árvores nativas: 3 dicas de espécies para você plantar

Plantar mudas de árvores nativas é fundamental para a preservação do meio ambiente. Porém, simplesmente comprar mudas e começar o plantio não é a melhor das opções. Afinal, você precisa saber qual é o objetivo do seu projeto, além de informações precisas sobre cada espécie. A atenção a isso é necessária, já que o plantio de espécies erradas podem trazer mais problemas do que soluções.

Por isso, é fundamental que você busque mudas certificadas. Isso ajudará muito na qualidade da arborização.

Por que é necessário plantar mudas de árvores nativas?

Árvores nativas são espécies de um local, endêmicas para a região e que, ao longo dos tempos, passaram por uma rigorosa seleção natural. Podemos dividi-las em três grupos principais:

  • Pioneiras: nascem primeiro em geral crescem rápido, mas não vivem tanto tempo, nem ficam muito grandes. Fazem sombra, dando mais condições para outras espécies nascerem e se desenvolverem melhor.
  • Secundárias iniciais e secundárias tardias: crescem mais lentamente, porém ficam maiores.
  • Clímax: crescem preferencialmente na sombra e levam mais tempo para se desenvolver. A madeira é bem dura e o porte é maior.

Cada um desses grupos possui sua função no equilíbrio do ecossistema. Justamente por isso, peça a ajuda de um profissional ou empresa especializada. O seu investimento será muito mais efetivo com conhecimento técnico na área.

Dicas de espécies nativas para o plantio

Há algumas espécies nativas que são mais utilizadas para o plantio ou reflorestamento, devido aos seus benefícios estéticos, resistência e custos, tanto de aquisição quanto de manutenção.

Por isso, listamos três dessas espécies de árvores nativas, para você ter em mente.

Jequitibá-branco

O Jequitibá-branco é uma árvore nativa dos estados do Acre, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Um jequitibá-branco adulto pode medir entre 35 e 45 metros de altura.  Sua madeira, por exemplo, é utilizada para estruturas de móveis, peças torneadas, molduras, compensados, salto de sapatos, cabo de ferramentas, contraplacados, caixotaria e na construção civil para a confecção de peças internas como vigas, caibros, ripas, forros, persianas, entre outras finalidades. Além disso, consegue se adaptar muito bem em áreas mais úmidas.

Ipê-amarelo

O Ipê-amarelo é uma árvore nativa dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Espírito Santo. Seu nome científico, Abebuia ochracea, tem origem no tupi-guarani. A palavra tabebuia significa “pau ou madeira que flutua”, pois uma da características de sua madeira é a alta resistência à água. O termo ipê também tem origem indígena e significa “árvore de casca grossa”. Ela possui grande versatilidade em projetos de paisagismo. Sua altura pode chegar a 10 metros.

Angico-branco

O Angico-branco é uma árvore nativa dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe, São Paulo e Tocantins. É uma árvore nativa brasileira considerada de grande porte, já que pode chegar a 15 metros de altura. Você pode utilizá-las também para recuperação de áreas degradadas e também na arborização urbana de estradas e parques.

Vale reforçar, entretanto, que é sempre importante que um profissional com conhecimento técnico na área ajude a sua empresa a apontar qual delas é a melhor para o plantio em cada área ou região.

Onde minha empresa pode comprar mudas de árvores nativas?

A Green é especializada na comercialização e no plantio de mudas de árvores nativas. Você pode adquirir com a gente mudas de árvores nativas padrão Depave, com DAP 3 cm, 5 cm e 7 cm, e Mudas de Espécies Nativas com até 2 metros de altura. Além disso, realizamos também o plantio de árvores dentro desse padrão e mudas para atendimento de Projetos Ambientais.

Com muito orgulho, nós já realizamos o plantio de mais de 34 mil árvores, criando um total de mais de 21 hectares em áreas verdes. Como resultado desse trabalho, são 757 toneladas de carbono a menos no ambiente, proporcionando mais saúde para toda a comunidade e contribuindo também para que as empresas consigam cumprir os acordos da legislação ambiental.

Entre em contato com a gente pelo link e fale com um de nossos consultores.

A Green também elabora projetos de reflorestamento

Não só realizamos a comercialização e plantio de mudas de árvores nativas, como também temos uma equipe completa e especializada na elaboração de projetos de reflorestamento. Trabalhamos também com empresas que precisam cumprir acordos ambientais com a Justiça, como, por exemplo, o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), TCA (Termo de Compromisso Ambiental), TCRA (Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental)

Nós estamos aqui para cuidar do meio ambiente e também ajudar a sua empresa! Não deixe para depois! Cada dia importa para tornar a natureza e a sua empresa mais saudáveis!