Mudas de árvores: devo plantar árvores frutíferas?

Quem já teve a oportunidade de colher uma fruta do pé e comer ali mesmo, sabe de verdade como é bom! Entretanto, se você imaginou essa cena acontecendo em um sítio ou fazenda afastados das grandes metrópoles, devo dizer que esta não é a única opção. Mudas de árvores frutíferas também são cada vez mais plantadas nas áreas urbanas das cidades.

Se você está elaborando um projeto paisagístico para um bairro ou região e se perguntando se deve plantar mudas de árvores frutíferas, ou mesmo se quer plantar no quintal de sua casa, nós daremos algumas dicas de como fazer isso da melhor forma possível.

Mudas de árvores frutíferas para calçada

No Brasil, nós temos o privilégio de ter muitas espécies de árvores frutíferas nativas. A população ganha muito com o plantio de mudas dessas árvores em um local público, como na calçada.

Os principais ganhos são paisagísticos – incluindo tanto a parte visual quanto aquele cheirinho gostoso que algumas árvores frutíferas exalam – econômicos e na também coletividade. Uma árvores na calçada é de todos, compartilhada, logo, seus frutos também são.

Além disso, geram sombra para os carros e pedestres, e valorizam os imóveis do entorno.

Há algumas questões, porém, que você deve analisar antes de realizar o plantio dessas mudas. Vamos conferir?

Dê preferência para o plantio de mudas de árvores nativas da região

É muito importante que o plantio, principalmente o de larga escala, seja realizado com mudas de árvores nativas da região. Primeiramente, por ser nativa, significa que esta é uma espécie totalmente adaptada para o clima do local. Em outras palavras, isso significa que você investirá bem o seu dinheiro. Afinal, a árvore a ser plantada durará muito mais do que outras.

Outra questão é que espécies de árvores frutíferas exóticas, quando conseguem se adaptar ao ambiente, podem acabar tomando o lugar das plantas nativas. Quando isso acontece, a espécie nativa corre o risco de entrar em extinção, já que foi expulsa de seu próprio habitat. Além disso, a nova espécie pode não oferecer algum alimento necessário a alguns animais da fauna local, causando um desequilíbrio no ecossistema.

Além disso, uma árvore frutífera deve integrar ao ecossistema do local. Isso quer dizer que, preferencialmente, seu fruto tem de servir como alimento para a fauna local. Plantar a espécie correta pode trazer vida à região, desde pássaros a pequenos animais, tornando o local ainda mais bonito.

Muita atenção para o tamanho que a árvores pode chegar

As calçadas, geralmente, estão bastante próximas de postes de energia, casas, etc. A árvore, a circunferência de seu tronco e a forma como sua raiz cresce podem danificar a calçada e a rua. Portanto, muito cuidado com a escolha.

Portanto, saber o tamanho que a árvore frutífera poderá atingir e planejar como será realizada a sua poda é tão importante.

Essa mesma dica vale para o caso de você plantar no quintal de sua casa, ou mesmo em um vaso. Algumas árvores, por exemplo, precisam de um espaço maior para dar frutos. Outras, ainda que cresçam menos, consegue produzir frutos mesmo em um vaso dentro de sua casa.

Quais são as espécies mais indicadas de árvores frutíferas?

Como dissemos, são muitas as opções de espécies nativas no país. Confira aqui uma lista com as mais comuns.

  • Pitangueira
  • Acerola
  • Jambo
  • Caramboleira
  • Romãzeira
  • Amoreira
  • Pitangatuba
  • Murici

Onde adquirir mudas de árvores frutíferas?

Projetos paisagísticos mais elaborados requerem uma grande quantidade de mudas de árvores nativas. Por conta disso, você acabará precisando comprar mudas nativas de uma empresa especializada. Mais do que isso, são os profissionais ou empresas com conhecimento na área os responsáveis pelo desenvolvimento do próprio projeto paisagístico. Geralmente, esse projeto determina qual ou quais são as espécies de árvores frutíferas mais indicadas.

A Green é especializada na comercialização e plantio de mudas de árvores nativas. Você pode adquirir com a gente mudas de árvores nativas padrão Depave, com DAP 3 cm, 5 cm e 7 cm, e Mudas de Espécies Nativas com até 2 metros de altura. Além disso, realizamos também o plantio de árvores dentro desse padrão e mudas para atendimento de Projetos Ambientais.

Com muito orgulho, nós já realizamos o plantio de mais de 34 mil árvores, criando um total de mais de 21 hectares em áreas verdes. Como resultado desse trabalho, são 757 toneladas de carbono a menos no ambiente, proporcionando mais saúde para toda a comunidade e contribuindo também para que as empresas consigam cumprir os acordos da legislação ambiental.

Entre em contato com a gente pelo link e fale com um de nossos consultores.