O que o jogo Minecraft e o tema sustentabilidade têm em comum?

Minecraft é um dos jogos mais famosos da atualidade. Crianças, jovens e adultos do mundo todo ficam horas na frente do computador ou videogame se aventurando no mundo fantástico desses blocos coloridos e suas missões.

O que poucos sabem é que, recentemente, o jogo vem ganhando algumas aventuras que dialogam muito com o tema sustentabilidade. O que pode ser algo muito vantajoso para que as nossas crianças e adolescentes tenham mais informações e empatia a respeito do tema e de sua importância.

E é sobre essa relação entre Minecraft e sustentabilidade que falaremos hoje. Vamos conferir?

O que é o Minecraft?

Minecraft é um jogo eletrônico sandbox de sobrevivência criado pelo desenvolvedor sueco Markus “Notch” Persson. Posteriormente, ele foi desenvolvido e publicado pela Mojang Studios (hoje de propriedade da Microsoft).

Lançado em 2011, é o jogo mais vendido de todos os tempos, vendendo mais de 200 milhões de cópias em todas as plataformas até maio de 2020, com mais de 126 milhões de jogadores ativos mensalmente.

Em Minecraft, os jogadores exploram um mundo aberto tridimensional intencionalmente em blocos e pixelizado, podendo descobrir e extrair matérias-primas, ferramentas artesanais, construir estruturas ou terraplanagens e, dependendo do modo de jogo, podem combater inimigos controlados por computador, bem como cooperar ou competir contra outros jogadores no mesmo mundo. Esses modos incluem um modo sobrevivência, no qual o jogador precisa adquirir recursos para construir o mundo e se manter vivo, e um modo criativo, onde os jogadores têm recursos ilimitados. 

Aclamado pela crítica, o jogo Minecraft ganhou vários prêmios e foi considerado como um dos melhores e mais influentes jogos de todos os tempos. As redes sociais, paródias, adaptações, mercadorias e convenções anuais de MineCon, por exemplo, tiveram um papel fundamental na popularização do jogo. Professores também tem usado o jogo em ambientes educacionais, especialmente no campo de sistemas da computação, já que computadores virtuais e dispositivos de hardware foram construídos nele. 

Minecraft e sustentabilidade: qual a relação?

O jogo em si (o modo sobrevivência) já mostra aos jogadores que os recursos são limitados. Isso já é um importante ensinamento, já que, nesse quesito, emula muito bem o que acontece no mundo real.

Mas além disso, o estúdio que desenvolveu o jogo, lançou também um mapa gratuito de uma cidade sustentável, que convida os jogadores a explorar como alguns dos objetivos e temas do Relatório Anual de Sustentabilidade da Microsoft ganham vida em uma cidade Minecraft.

O mapa da Cidade Sustentável está disponível para ser baixado gratuitamente no Minecraft Marketplace “Education Collection”, bem como no Minecraft: Education Edition.

Nele, os educadores podem baixar seis novas lições projetadas para dar aos alunos um senso de responsabilidade pelo planeta. As lições vão desde o manejo florestal responsável até gestão de resíduos, aprendendo sobre assuntos como, por exemplo, os componentes de uma casa sustentável, explorando eletricidade alternativa e mais. Confira alguma delas:

Produção Sustentável de Alimentos

Explore práticas sustentáveis para cada etapa da produção de alimentos visitando uma fazenda, mercearia, depósito de lixo e fábrica de reciclagem.

Ordem de escoamento

Aprenda sobre o escoamento e tratamento da água para entender como o biossólido contribui para o fertilizante e como a água tratada retorna às suas casas.

De desperdiçado a desejado

Confira um aterro e aprenda quais materiais são recicláveis. Além disso, o jogador entende o que acontece com os materiais que não são reutilizados.

Florestas seguras

Compreenda melhor os impactos sociais, econômicos e ambientais do manejo florestal responsável.

Casa Sustentável

Visite uma casa construída com materiais sustentáveis para aprender como viver com mais eficiência energética.

Energia alternativa

Faça uma viagem a uma usina hidrelétrica para aprender sobre linhas de energia e energia eólica por meio de turbinas.

O impacto dessas ações é enorme. Mais de 100 milhões de pessoas jogam Minecraft todos os meses. Além disso, mais de 35 milhões de alunos e educadores em 115 países estão licenciados para usar o Minecraft: Education Edition em sala de aula.

Esta é uma ótima ferramenta de aprendizado, afinal, nada melhor do que aprender brincando.