Conforto térmico: dicas para reduzir o calor nesse verão

Sol, altas temperaturas e verão. Esse combo de início de ano já faz com que a gente se pergunte como reduzir o calor para sobrevivermos à estação mais quente do ano, não é mesmo? E, para piorar, por conta da pandemia, a possibilidade de pegar um final de semana e sair para a praia se reduziu a quase zero.

Se a única solução que você tem em mente para reduzir o calor nesse verão é com a ajuda de um ar condicionado ou ventilador, esse texto é para você. Fique tranquilo, seus aparelhos podem continuar aí te ajudando nessa época quente, mas aqui nós vamos apresentar dicas que vão ajudar a sua casa a ficar ainda mais aconchegante e arejada. E quem sabe, sem que você perceba, sua conta de luz não venha até mais barata com essas dicas, não é mesmo? Confira e se refresque com a gente.

1 – Diga não ao cetim ou à seda

Primeiramente, o material do seu lençol contribui muito para uma noite de sono mais tranquila no verão. Lençóis de cetim ou seda dão a falsa impressão de serem mais frescos, mas é aí que você se engana. Portanto, para reduzir o calor na hora de dormir, prefira tecidos de algodão. Isso porque ele permite que o corpo respire, absorve o suor durante a madrugada e melhora o fluxo de ar dentro de seu quarto. Algodão é sucesso.

2 – Roupa de cama congelada

Isso mesmo. A dica para sua noite de sono ser dos deuses durante o verão é colocar seu lençol (desde que seco) dentro do freezer. Para que ele não pegue cheiro, você terá que colocá-lo dentro de uma bolsa plástica. Quando chegar a hora de dormir, vai ver o quanto o lençol geladinho vai te refrescar. Claro que ele não vai ficar assim gelado durante toda a noite, mas, certamente, vai ajudá-lo a pegar no sono. 

3 – Compressa da vovó

A sabedoria popular é mesmo sábia! Essa dica é do tempo de nossos avós. Refresque algumas partes de seu corpo, como pulsos, pescoço, tornozelo e atrás dos joelhos, com água gelada ou mesmo com compressa de gelo. São áreas que farão seu corpo todo ficar mais fresco e reduzir a temperatura de seu corpo.

4 – Fique offline

Eletrônicos e eletrodomésticos, quando ligados, liberam calor. Portanto, sua casa ficará menos quente dependendo do tanto de aparelhos que você puder desligar – isso vale também para o celular. É claro que alguns ítens, como geladeira, são impossíveis de desligar, mas aquele rádio que você não está ouvindo no momento ou mesmo a TV que está com a luz acesa (aparelhos desligados, mas plugados na tomada também emanam calor) podem ser desligados totalmente.

5 – Coloque plantas dentro de sua casa

         Independente da espécie, plantas são ótimos elementos de decoração para uma casa ou apartamento. Seus benefícios, porém, vão muito além do estético. Além da parte estética, as plantas também conseguem melhorar a qualidade do ar de sua residência. Isso também interfere na sensação térmica, já que com um ar de maior qualidade, você pode respirar melhor e, consequentemente, resfriar mais o seu próprio corpo

6 – Plante árvores em seu jardim

Que tal um equipamento que vale por cinco aparelhos de ar-condicionado, possui baixo custo de aquisição e de manutenção, tem design bonito e é feito de material biodegradável. Plantar uma árvore vai te oferecer tudo isso. Portanto, se você possui um quintal grande, uma árvore ajudará muito a levar conforto térmico no verão. Mais uma vez, a flora se mostra como uma grande aliada durante épocas quentes.

7 – Aproveite o que a natureza te dá

         O Sol e o vento são gratuitos e seus aliados quando o assunto é seu bem-estar. Por isso, não se esqueça de apagar as luzes em dias claros (luzes acesas esquentam mais o ambiente) e de abrir as janelas em dias quentes para que o vento circule em sua casa. São dicas simples, mas que representarão não só uma economia para o seu bolso, como também irão reduzir o calor em sua casa.

8 – Invista em lâmpadas de LED

Lâmpadas incandescentes – aquelas também chamadas de lâmpadas “quentes” – tornam o ambiente mais quente. Por isso, uma ótima opção para reduzir o calor dentro dos cômodos de sua casa é investindo em lâmpadas de LED. Afinal, elas são mais econômica e duram mais do que as incandescentes, além de gerar menos calor.

E aí? Gostou das dicas? Agora sim você está preparado para passar pelo verão de forma mais confortável!