Manutenção de áreas verdes: veja algumas dicas

As áreas verdes localizadas nas grandes e urbanizadas cidades do mundo são fundamentais. Isso porque elas minimizam os impactos do crescimento populacional acelerado, da ocupação desordenada de espaços e da consequente degradação ambiental. Mais do que isso, a manutenção de áreas verdes contribui muito com a saúde, bem estar e lazer dos moradores, além do equilíbrio microclimático.

Por conta disso, é de extrema importância que todos nós consigamos entender como, tanto quanto a construção de novas áreas verdes, a manutenção adequada das áreas já existentes conseguem modificar para melhor o atual cenário das grandes metrópoles.

Benefícios das áreas verdes urbanas

Áreas verdes em grandes metrópoles traz diversos ganhos para a população. Árvores proporcionam sombra — o que reduz a temperatura do asfalto, por exemplo, em até 2°C —; trás conforto térmico de forma natural, reduzindo o consumo de energia elétrica;  aumenta a umidade relativa do ar e reduz a velocidade dos ventos.

A diminuição da poluição local é outro fator importante. Anualmente, uma árvore adulta consegue absorver um total de 22 quilos de gás carbônico e até uma centena de quilos de gases poluentes lançados na atmosfera, principalmente, por queima de carvão, escapamento de carros e caminhões e diesel. Na prática, isso quer dizer que zonas urbanas arborizadas possuem cerca de 60% menos poluentes no ar. A melhora na qualidade do ar é apenas um benefícios. A poluição sonora também apresenta uma diminuição significativa, já que as árvores também servem como barreiras a sons indesejados vindos de outras localidades.

Áreas verdes com manutenção em dia protegem também os recursos hídricos da região. Elas ajudam a melhorar a qualidade da água, além de diminuir a contaminação de lençois freáticos e mananciais.

Árvores são ainda a base de ecossistemas. Por isso, uma área bem arborizada consegue aumentar a interação entre fauna e flora. Além disso, no caso de árvores frutíferas, servem também como fonte de alimento não só dos animais, como também dos próprios moradores do entorno.

Como realizar a manutenção de áreas verdes?

Como já foi mencionado, não basta pensar apenas no plantio de novas áreas verdes em grandes cidades, mas também na manutenção das já existentes. Isso exige experiência e cuidados permanentes. Por isso, separamos algumas dicas valiosas.

Plantas daninhas

As plantas ou ervas daninhas podem comprometer o equilíbrio natural da área. Afinal, as árvores são a base de qualquer microssistema. Plantas daninhas causam sérios danos às árvores e impedem o seu desenvolvimento. Isso é grave porque essas árvores são geralmente selecionadas por ter características que vão agregar bastante não apenas para o equilíbrio ambiental, como também para a população.

Entre essas características, estão a escolha de uma árvore frutífera ou não, que proporciona sombra adequada, que cresça de forma a não interferir na rede elétrica do local, etc. Por isso, caso você não retire as plantas daninhas, todo o cuidado que você teve no início do seu projeto de arborização pode não surtir efeito algum. Afinal, vale lembrar, um bom projeto urbano deve também levar em consideração a necessidade de manutenção das áreas verdes.

Portanto, para evitar a infestação dessas plantas indesejadas, fique atento para a limpeza e manejo periódico.

Adubação

A adubação adequada é importante para que as mudas recém plantadas consigam se desenvolver de forma plena. Corrija o terreno com a inserção de produtos ― sejam eles orgânicos ou químicos ― com a intenção de tornar o solo mais rico.

Poda

Determinadas árvores necessitam de podas periódicas. Dependendo da cidade, essa prática requer autorização de órgãos competentes. Portanto, muita atenção com a legislação ambiental municipal. Isso porque o não cumprimento dela pode resultar em multas ou ser enquadrado na Lei de Crimes Ambientais.

Irrigação

Se o volume de chuvas for insuficiente – como neste período de estiagem em que estamos vivendo -, a irrigação pode ser necessária. A quantidade de água necessária, porém, varia de espécie para espécie. Por conta disso, a contratação de uma empresa especializada na manutenção de áreas verdes é fundamental. Afinal, ela possui o conhecimento técnico necessário, elas são ideais para realizarem esse tipo de serviço.

Controle de pragas

A utilização de pesticidas ou inseticidas talvez seja necessária se algum tipo de praga estiver presente na área verde em questão. Uma infestação se torna um problema até mesmo de saúde pública e, por isso, deve ser combatida imediatamente. Afinal, as pragas podem se tornar vetores de diversas doenças, não apenas para as plantas e animais locais, como também para humanos. Mais uma vez, o ideal é contratar uma empresa especializada que garanta que a área verde vai receber a manutenção correta.