Pau-ferro: conheça mais dessa espécie com alto valor paisagístico

Você conhece o Pau-ferro, espécie de árvore nativa do Brasil? Encontra-se esta árvore de forma endêmica do sudeste ao nordeste do Brasil – mais especificamente na Mata Atlântica – e é muito comum em praças públicas.

Se você quer saber mais informações sobre a pau-ferro e entender melhor seu valor paisagístico, então está no lugar certo. Continue aqui com a gente!

Características da Pau-ferro 

Chamada cientificamente de Caesalpinia ferrea e conhecida também conhecida como a árvore do leopardo, a pau-ferro é uma linda árvore que cresce até 10 metros de altura com uma atraente casca mosqueada.

Seu tronco é cilíndrico e sua casca é marrom, lisa e descamante, resultando em trechos de coloração esbranquiçada. Por falar em tronco, ele apresenta de 50 a 80 centímetros de diâmetro. 

A casca lisa esfolia facilmente, mas de forma incompleta. Isso deixa muitas vezes algumas grandes manchas de coloração marrom escura contra um fundo claro – a razão para o seu nome popular pau-ferro.

.

A madeira da pau-ferro

A madeira da pau-ferro é muito pesada, dura e longeva. Por isso, usa-se a madeira da pau-ferro para a confecção de vigas, esteios, estacas e lenha. Infelizmente, por essa razão, ela tem sido devastada e encontra-se atualmente como uma das árvores ameaçadas de extinção.

Usa-se a madeira em diversas áreas, como, por exemplo, construção civil, como vigas e caibros, e também como ornamental, pela beleza de seu tronco e sua copa.

Indicada para reflorestamento e paisagismo

Facilmente adaptável à maior parte dos biomas brasileiros, pode-se utilizá-la para o reflorestamento de áreas degradadas.

Isso porque é uma espécie que atrai a fauna local e é bastante resistente, resultando num investimento vantajoso para quem quer ou precisa reflorestar áreas degradadas, realizar termos de ajustamento de conduta ou mesmo investir em paisagismo.

Outros benefícios do pau-ferro

Na medicina popular, as partes utilizadas são suas cascas do tronco e suas folhas em infusão também podem tratar inflamações hepáticas e gástricas.

Você pode utilizar o extrato das folhas do pau-ferro, por exemplo, para tratar úlceras gástricas, sendo tão ou mais ativo que os medicamentos tradicionais para o tratamento da doença. Já a casca, você pode utilizá-la para a preparação de xaropes contra asma e bronquite.  

A Green também elabora projetos de reflorestamento

Nós realizamos a comercialização e plantio de mudas de árvores nativas, incluindo a pau-ferro. Temos uma equipe completa e especializada na elaboração de projetos de reflorestamento e trabalhamos também com empresas que precisam cumprir acordos ambientais com a Justiça, como, por exemplo, o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), TCA (Termo de Compromisso Ambiental), TCRA (Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental).

Afinal, nós estamos aqui para cuidar do meio ambiente e também ajudar a sua empresa! Então não deixe para depois! Cada dia importa para tornar a natureza e a sua empresa mais saudáveis!