Plantar e reflorestar, especialmente em larga escala, requer que você siga uma série de critérios, orientado por um profissional ou empresa com conhecimento técnico na área. Um dos critérios mais importantes é o de evitar o plantio de mudas de árvores de espécies exóticas.
Mas você sabe os motivos para você não reflorestar com espécies exóticas
Os problemas do reflorestamento com mudas de árvores exóticas
Há dois grandes problemas que podem ocorrer ao reflorestar com mudas de árvores exóticas. O primeiro é financeiro e o segundo é ambiental. Vamos conferir melhor sobre cada um deles.
Prejuízo financeiro para você e sua empresa
Uma das coisas que podem acontecer é a espécie, por ser exótica, não se adaptar ao ambiente. Temperatura, falta ou excesso de chuva, predadores, doenças locais… tudo isso pode fazer com que uma espécie não adaptada não vingue e todo o investimento feito por você se perca.
Prejuízo ambiental
O segundo ponto negativo é ainda mais grave. Ainda que exótica, algumas espécies podem se adaptar tão bem ao ambiente que acaba tomando o lugar de espécies nativas. Assim, desaparecem outras espécies que serviam de alimento para os animais nativos daquela região. Ou seja, espécies exóticas podem causar um verdadeiro desequilíbrio ambiental e reduzir drasticamente a diversidade de fauna e flora.
Nesse caso, além de desequilíbrio ambiental, que já é grave por si só, sua empresa também pode responder criminalmente. A Justiça poderá, por exemplo, enquadrá-la em alguma das leis ambientais existentes no Brasil, que são bem rigorosas.
Leis de reflorestamento
No Estado de São Paulo, as leis que orientam e regulam sobre questões ambientais são o Código Florestal (nacional), por meio da lei 12651/2012 e a Resolução SMA n° 7/2017 (estadual). No caso da capital paulista, por exemplo, há ainda uma portaria municipal, a SVMA n°130/2013. Boa parte das cidades brasileiras têm a sua própria versão. O objetivo dessas leis é preservar a flora brasileira.
Ultimamente, muitas empresas têm se interessado por esta atividade, e as finalidades são inúmeras. Desde realizar reparos ambientais até participar do mercado mundial de carbono.
Essa atividade traz ganhos sociais, como geração de empregos e mais bem estar para a população, e também econômicos, já que gera capital por meio dos empregos criados e aquece o setor ambiental.
Reflorestamento com mudas de árvores nativas é o ideal
No geral, a regra básica para reflorestar é sempre escolher espécies nativas da região. Isso tem dois motivos principais. Isso fará com que o seu investimento valha a pena e terá como resultado o que se espera em um reflorestamento: a recuperação da área até então degradada.
Onde minha empresa pode comprar mudas de árvores nativas?
Nós, da Green, somos especializados na comercialização e no plantio de mudas de árvores nativas. Você pode adquirir com a gente mudas de árvores nativas padrão Depave, com DAP 3 cm, 5 cm e 7 cm, e Mudas de Espécies Nativas com até 2 metros de altura. Além disso, realizamos também o plantio de árvores dentro desse padrão e mudas para atendimento de Projetos Ambientais.
Com muito orgulho, nós já realizamos o plantio de mais de 34 mil árvores, criando um total de mais de 21 hectares em áreas verdes. Como resultado desse trabalho, são 757 toneladas de carbono a menos no ambiente, proporcionando mais saúde para toda a comunidade e contribuindo também para que as empresas consigam cumprir os acordos da legislação ambiental.
Então entre em contato com a gente pelo link e fale com um de nossos consultores.