Mudas de árvores para reflorestamento: quais as mais indicadas?

O plantio ou reflorestamento com mudas de árvores nativas requer um certo preparo e investimento. Isso tanto para tornar o terreno de sua empresa mais verde e aconchegante quanto para cumprir algum acordo realizado entre a sua empresa e órgãos ambientais ou a Justiça.

Mas quais são as espécies de mudas de árvores ideais para reflorestamento? Então confira aqui algumas dicas que preparamos para você!

Por que reflorestar?

No Estado de São Paulo, as leis que orientam e regulam sobre questões ambientais são o Código Florestal (nacional), por meio da lei 12651/2012 e a Resolução SMA n° 7/2017 (estadual). No caso da capital paulista, por exemplo, há ainda uma portaria municipal, a SVMA n°130/2013. Boa parte das cidades brasileiras têm a sua própria versão. O objetivo dessas leis é, portanto, preservar a flora brasileira.

Ultimamente, muitas empresas têm se interessado por esta atividade, e as finalidades são inúmeras. Desde realizar reparos ambientais até participar do mercado mundial de carbono.

Essa atividade traz ganhos sociais, como geração de empregos e mais bem estar para a população, e também econômicos, já que gera capital por meio dos empregos criados e aquece o setor ambiental.

Por que é necessário escolher mudas de árvores nativas?

No geral, a regra básica é sempre escolher espécies nativas da região. Isso tem dois motivos principais. Primeiramente, a espécie já está adaptada ao clima e condições ambientais. Em outras palavras, será um investimento mais garantido, afinal, ela apresenta as características necessárias para crescer de forma saudável.

A segunda razão é que o plantio de espécies exóticas podem causar um desequilíbrio no ecossistema local. Isso porque essas mudas de árvores exóticas podem se adaptar melhor ainda do que as nativas, tomando o lugar das espécies locais e tornando imprevisível o futuro da cadeia alimentar desse microbioma.

Nesse caso, além de desequilíbrio ambiental, que já é grave por si só, sua empresa também pode responder criminalmente. A Justiça poderá, por exemplo, enquadrá-la em alguma das leis ambientais existentes no Brasil, que são bem rigorosas.

Espécies de mudas de árvores mais utilizadas para reflorestamento

Feito a ressalva de que, idealmente, o plantio de mudas de árvores nativas é o mais indicado, há espécies que são bastante utilizadas para esse fim. Então, confira algumas:

Sibipiruna

Originária da Mata Atlântica, a sibipiruna atinge uma altura de 8 a 16 metros, com tronco de 30 a 40 cm de diâmetro. Costuma viver por mais de um século, o que garante um ótimo custo-benefício.

Os frutos, que surgem após a floração, são de cor bege, achatados, medem cerca de 3 cm de comprimento e permanecem na árvore até março.

Ipê Amarelo

O Ipê Amarelo é uma espécie arbórea com 20-30 m de altura e 40-60 cm de diâmetro. Suas folhas são compostas, com folíolos densamente branco-pilosos em ambas as faces quando jovens e, uma vez adultos, glabros na face superior e prateados na face inferior. 

Sua madeira é pesada, dura, compacta e de longa durabilidade mesmo sob condições favoráveis ao apodrecimento

Pitangueira

A pitangueira é uma espécie comum desde o Nordeste até o Sul do país. Predominante na Mata Atlântica, alcança de 5 a 12 metros de altura.

Uma de suas principais características é a facilidade de adaptação às diferentes condições de clima e solo. A polpa de seu fruto é consumida tanto in natura, quanto na forma de geleias, doces, sucos, licores e sorvetes.

Onde minha empresa pode comprar mudas de árvores nativas?

Nós, da Green, somos especializados na comercialização e no plantio de mudas de árvores nativas. Você pode adquirir com a gente mudas de árvores nativas padrão Depave, com DAP 3 cm, 5 cm e 7 cm, e Mudas de Espécies Nativas com até 2 metros de altura. Além disso, realizamos também o plantio de árvores dentro desse padrão e mudas para atendimento de Projetos Ambientais.

Com muito orgulho, nós já realizamos o plantio de mais de 34 mil árvores, criando um total de mais de 21 hectares em áreas verdes. Como resultado desse trabalho, são 757 toneladas de carbono a menos no ambiente, proporcionando mais saúde para toda a comunidade e contribuindo também para que as empresas consigam cumprir os acordos da legislação ambiental.

Por isso, entre em contato com a gente pelo link e fale com um de nossos consultores.

A Green também elabora projetos de reflorestamento

Não só realizamos a comercialização e plantio de mudas de árvores nativas, como também temos uma equipe completa e especializada na elaboração de projetos de reflorestamento. Trabalhamos também com empresas que precisam cumprir acordos ambientais com a Justiça, como, por exemplo, o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), TCA (Termo de Compromisso Ambiental), TCRA (Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental).

Nós estamos aqui para cuidar do meio ambiente e também ajudar a sua empresa! Não deixe para depois! Cada dia importa para tornar a natureza e a sua empresa mais saudáveis!