Mudas de árvores: 5 espécies de árvores melíferas

O plantio de mudas de árvores melíferas em áreas urbanas é extremamente necessário. Árvores melíferas são aquelas que atraem abelhas e, justamente por isso, plantar essas árvores contribui positivamente para a biodiversidade local.

Quer saber mais os motivos e as espécies mais indicadas? Então siga com a gente!

Por que as abelhas são tão importantes para o ecossistema?

As abelhas são muito importantes para o bem-estar humano e o equilíbrio ambiental. Afinal, além de fornecerem mel, elas também são responsáveis pela polinização das plantas. A polinização, por sua vez, é essencial para a produção de alimentos dos mais diversos tipos.

Estima-se que existam mais de 25 mil espécies de abelhas em todo o mundo. Entretanto, a poluição e a diminuição da biodiversidade estão reduzindo drasticamente o número de abelhas, especialmente em áreas urbanas.

Uma das formas de reverter naturalmente este cenário é promovendo, por exemplo, o plantio de mudas de árvores que atraem abelhas (melíferas). Que tal incluí-las em seu projeto paisagístico?

Quais são as espécies de mudas de árvores melíferas são as mais indicadas?

Primeiramente, as espécies ideias para o plantio são as nativas. Quer contribuir com a proliferação de abelhas e, consequentemente, a preservação do ecossistema? Então acompanhe essas dicas de espécies de mudas de árvores melíferas. Vamos conferir?

Mudas de árvores de Ipê Branco

São nativos das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Bonitos, possuem cores intensas, flores exuberantes e alta resistência. A madeira do ipê branco é nobre e, por isso, são construídos móveis, instrumentos musicais, pontes, escadas, entre outras diversas finalidades.

Uma das grandes vantagens do plantio dessa espécie em calçadas e áreas urbanas é, por exemplo, a sua baixa necessidade de manutenção. Apesar disso, por poder chegar a 35 metros de altura, é indicada para calçadas sem fiação elétrica.

Cereja do Rio Grande

Conhecida cientificamente como Eugenia involucrata, a Cereja do Rio Grande é uma árvore frutífera e ornamental. O tom rubro dos frutos atrai pássaros e tinge o solo ao seu redor.

A árvore, que pode chegar a 15 metros de altura, se adapta bem em diversos locais, como por exemplo jardins, pomares ou paisagismo,  é indispensável em reflorestamentos e é  uma planta de grande potencial medicinal.

Fruta de Sabiá

Esta planta é nativa de uma extensa área, que vai desde o Caribe e América Central até a região Sudeste do Brasil. Entre outros ambientes, é muito comum serem plantadas em ambientes em processo de regeneração.

A árvore da Fruta de Sabiá é de baixa estatura, de numerosos e pequenos frutos alaranjados e suculentos. Frutifica da Primavera ao Verão e atrai pássaros e abelhas. Via de regra, é um arbusto de entre 1 e 2 metros, mas que pode chegar a 4 metros. Seus galhos são finos e sua madeira leve e pouco resistente. Destaca-se pela abundância de flores brancas em cachos, que logo se transformam em pequenas bagas alaranjadas.

Quaresmeira

A Quaresmeira é conhecida também por quaresma, flor-de-quaresma e cuipuna. Atinge entre 8 e 12 metros de altura e possui caule reto, com galhos longos e ramificados. Recebeu esse nome por florescer na época da quaresma (período que vai da Quarta-Feira de Cinzas ao domingo de Páscoa), embora também dê flores em outras épocas do ano. As flores são abundantes e duradouras e, por isso, também ornamenta jardins, parques e calçadas.

As cores podem variar do rosado ao roxo. Suas pétalas mudam de cor: quando desabrocham são mais claras e vão escurecendo com o tempo.

Adquira mudas de árvores melíferas para o seu projeto urbano ou de reflorestamento aqui com a Green!