Há dois motivos principais para que a sua empresa pense em realizar o plantio de mudas de árvores nativas. O primeiro deles é proporcionar aos seus colaboradores um ambiente mais aconchegante de se trabalhar, tanto térmico quanto visualmente. Outro motivo recorrente é quando a empresa é obrigada a cumprir algum acordo com a justiça, sendo os mais comuns o TAC (Termo de Ajuste de Conduta) e o TCA (Termo de Compromisso Ambiental).
Independente dos motivos, a pergunta que sempre surge é: qual é a melhor espécie para plantar?
Entenda melhor como o reflorestamento e o plantio em larga escala funcionam e veja algumas dicas para que o seu investimento seja realizado da melhor forma.
Como escolher as espécies corretas de mudas de árvores?
No geral, a regra básica é sempre escolher espécies nativas da região. Isso tem dois motivos principais. O primeiro é que a espécie já está adaptada ao clima e condições ambientais. Em outras palavras, será um investimento mais garantido, afinal, ela apresenta as características necessárias para crescer de forma saudável.
A segunda razão é que o plantio de espécies exóticas podem causar um desequilíbrio no ecossistema local. Isso porque essas mudas de árvores exóticas podem se adaptar melhor ainda do que as nativas, tomando o lugar das espécies locais e tornando imprevisível o futuro da cadeia alimentar desse microbioma.
Nesse caso, além de desequilíbrio ambiental, que já é grave por si só, sua empresa também pode responder criminalmente. A Justiça poderá, por exemplo, enquadrá-la em alguma das leis ambientais existentes no Brasil, que são bem rigorosas.
Não é só plantar. É preciso ter conhecimento técnico.
Para realizar o plantio em larga escala, o indicado é contratar uma empresa ou profissional especializado nesse tipo de projeto. Este profissional é, geralmente, um engenheiro florestal.
Isso tudo é necessário porque, quando se trata de reflorestamento, não basta apenas plantar. É necessário também escolher a muda de árvore mais adequada para a região. Para isso, leve em conta sempre os prós e contras de cada espécie.
Nós, da Green, somos especializados na comercialização e no plantio de mudas de árvores nativas. Você pode adquirir com a gente mudas de árvores nativas padrão Depave, com DAP 3 cm, 5 cm e 7 cm, e Mudas de Espécies Nativas com até 2 metros de altura. Além disso, realizamos também o plantio de árvores dentro desse padrão e mudas para atendimento de Projetos Ambientais.
Com muito orgulho, nós já realizamos o plantio de mais de 34 mil árvores, criando um total de mais de 21 hectares em áreas verdes. Como resultado desse trabalho, são 757 toneladas de carbono a menos no ambiente, proporcionando mais saúde para toda a comunidade e contribuindo também para que as empresas consigam cumprir os acordos da legislação ambiental.
Entre em contato com a gente pelo link e fale com um de nossos consultores.
Ok, mas qual é a melhor espécie?
Não há uma resposta pronta para essa pergunta. Sozinho, o fato de escolher mudas de árvores de espécies nativas não elimina todas as possibilidades. É justamente por isso que é necessário um profissional com conhecimento técnico para realizar esse diagnóstico.
São muitas opções. Há espécies que proporcionam mais ou menos sombra e frutos, mais ou menos ornamentais. Algumas têm característica que contribuem com a fauna local e/ou resistentes ao clima específico do local.
A arborização ou reflorestamento é um investimento a médio e longo prazo, mas com retorno garantido, não só para os seus colaboradores e moradores locais, como também para o mundo todo.