Seja para tornar o terreno de sua empresa mais verde e aconchegante ou para cumprir algum acordo realizado entre a sua empresa e a justiça, o fato é que, independente do motivo, o plantio ou reflorestamento com mudas de árvores nativas requer um certo preparo e investimento.
Isso porque é necessário que haja um profissional especializado para elaborar um projeto de reflorestamento. Quanto maior a área a ser reflorestada, mais esse projeto é necessário. Quer entender melhor como isso funciona e pegar algumas dicas? Então fique com a gente!
Dica 1 – Como elaborar um projeto de reflorestamento?
Como já foi mencionado acima, o ideal é que você contrate uma empresa ou profissional especializado nesse tipo de projeto. Este profissional é, geralmente, um engenheiro florestal.
O engenheiro florestal tem como principais ofícios estudar e administrar parques e reservas florestais, gerenciar processos de exploração com a finalidade de preservar os recursos naturais e recuperar áreas degradadas, entre outras coisas.
Isso tudo é necessário porque, quando se trata de reflorestamento, não basta apenas plantar. É necessário também escolher qual a muda de árvore mais adequada para a região, levando em conta sempre os prós e contras de cada espécie.
Dica 2 – Escolha mudas de árvores nativas
No geral, a regra básica é sempre escolher espécies nativas da região. Isso tem dois motivos principais. O primeiro é que, por ser da região, a espécie já está adaptada ao clima e condições ambientais. Em outras palavras, será um investimento mais garantido, afinal, ela apresenta as características necessárias para crescer de forma saudável.
A segunda razão é que o plantio de espécies exóticas podem causar um desequilíbrio no ecossistema local. Isso porque essas mudas de árvores exóticas podem se adaptar melhor ainda do que as nativas, tomando o lugar das espécies locais e tornando imprevisível o futuro da cadeia alimentar desse microbioma.
Nesse caso, além de desequilíbrio ambiental, que já é grave por si só, sua empresa também pode ser responsabilizada. A Justiça poderá, por exemplo, enquadrá-la em alguma das leis ambientais existentes no Brasil, que são bem rigorosas.
Dica 3 – Onde minha empresa pode comprar mudas de árvores nativas?
A Green é especializada na comercialização e plantio de mudas de árvores nativas. Você pode adquirir com a gente mudas de árvores nativas padrão Depave, com DAP 3 cm, 5 cm e 7 cm, e Mudas de Espécies Nativas com até 2 metros de altura. Além disso, realizamos também o plantio de árvores dentro desse padrão e mudas para atendimento de Projetos Ambientais.
Com muito orgulho, nós já realizamos o plantio de mais de 34 mil árvores, criando um total de mais de 21 hectares em áreas verdes. Como resultado desse trabalho, são 757 toneladas de carbono a menos no ambiente, proporcionando mais saúde para toda a comunidade e contribuindo também para que as empresas consigam cumprir os acordos da legislação ambiental.
Entre em contato com a gente pelo link e fale com um de nossos consultores.
A Green também elabora projetos de reflorestamento
Não só realizamos a comercialização e plantio de mudas de árvores nativas, como também temos uma equipe completa e especializada na elaboração de projetos de reflorestamento. Trabalhamos também com empresas que precisam cumprir acordos ambientais com a Justiça, como, por exemplo, o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), TCA (Termo de Compromisso Ambiental), TCRA (Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental)
Nós estamos aqui para cuidar do meio ambiente e também ajudar a sua empresa! Não deixe para depois! Cada dia importa para tornar a natureza e a sua empresa mais saudáveis! Entre em contato com a gente!